Está certo o Papa

“Existe. entre o céu e a terra, mais mistérios que a nossa vã filosofia”, frase atribuída a Shakespeare, proferida pelo seu personagem Hamlet. Modernamente, além da filosofia, eu acrescentaria a ciência: estamos ainda engatinhando nesses dois campos do conhecimento, há muito o que explicar, embora os progressos atuais.

Eu me criei ouvindo dizer que a Igreja Católica Apostólica Romana era a única verdadeira, o Papa Francisco ratifica as “verdades da Igreja”, mas condena o exclusivismo. Agora, na Turquia, rezou na Mesquita Azul, templo islamita, praticando um ecumenismo.

O cristianismo, o judaísmo e islamismo, que são as  grandes religiões monoteístas, acreditam em um só Deus verdadeiro. Não podemos comprovar nem negar objetivamente a existência Dele, diriam os ateus, mas as religiões desenvolveram suas doutrinas tomando como base as escrituras: a Bíblia, a Torá e o Alcorão.

Essas doutrinas religiosas são os diferentes caminhos que os fiéis dispõem para chegar a Ele. Segundo os dogmas da fé, o Criador é o mesmo para cristãos, judeus e muçulmanos, não havendo razao para exclusivismos, nem para o extremismo fundamentalista.

Se existe esse consenso de que existe um só Deus, nosso Pai, criador do céu e da terra, vivemos todos como irmãos e dirigimos a Ele – seja Deus, Javé ou Alá -a nossa gratidão por nos conceder a vida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: