Religião (1)

Eu sempre tive problemas com a fé, por isso perambulei por muitas religiões tentando me encontrar. Sou católico de origem, mas já freqüentei casas de umbanda tentando ter, pelo menos, o “corpo fechado”.

Andei também por igrejas evangélicas com a esperança, em vão, de ouvir o Evangelho em alemão, bem ao estilo de Lutero, o que não consegui. Desse período de inquietude religiosa, ficou a lembrança daquelas missas em latim do “dominus vobiscum”.

Agora, tenho acompanhado a minha Patroa, que é médium, no Espiritismo de Alan Kardec. Como a maioria aceita o doutrina espírita como religião, filosofia e ciência, tenho o seguinte problema: sou crítico.

No meu modo de pensar, nem a religião, nem a filosofia e nem a ciência, avançam sem a crítica. Veja o papa Francisco como tem mexido com certas “verdades” secularmente mantidas pela Igreja. E eu ainda acho pouco.

Eu estou abordando esse assunto porque assisti a uma doutrinária em que a palestrante (não foi a primeira) condenava a crítica, ou seja, devemos aceitar passivamente todas as comunicações mediúnicas, por exemplo. A gente sabe que sem o uso da razão e do bom senso fica difícil distinguir o certo do errado. Por acaso, os espíritos desencarnados são infalíveis, não foram, como nós, “habitantes” de carne e osso, sujeitos a equívocos e imperfeições?

Outra coisa: o Espiritismo prega a necessidade de esquecermos nossas existências anteriores. E que nós estamos aqui, sofrendo, para resgatarmos nossos erros no passado. No que isso pode nos ajudar a melhorar se não temos consciência clara dessas faltas cometidas?

Eu respeito todas as religiões, mas sou daquela velha opinião de Shakespeare: “Entre o céu e a terra, existe tanto mistério  que a nossa vã filosofia (ciência e religião) não consegue explicar”.

Deixe um comentário

