Natal

Segundo os estudiosos do assunto, o Natal foi instituído oficialmente pelo Papa Libério, no ano 354  D. C. Mas não se sabe exatamente se essa é a data correta do nascimento de Jesus Cristo.

A data do dia 25 teria sido escolhida para coincidir com as festividades pagãs ao deus Saturno, que ocorria entre 17 e 22 de dezembro. Dessa forma, ao invés de proibir as festividades pagãs, Libério lhes deu um novo “significado”, com a celebração do Natal.

Esse Papa Libério não é muito lembrado pela Igreja porque foi meio polêmico, adotando aquele dogma da Santíssima Trindade ariano, sob a influência do rei Constantino. Mas o Natal, no dia 25 de dezembro, permanece como consenso entre a maioria os cristãos.

É também a mais importante data comercial entre nós. Dia de oferecer e receber presentes, para muitos, de comilança e de beberagem. Até me representa que já estou vendo os copos correndo de mão em mão e ouvindo alguma oração, se houver, pedindo prosperidade.

Eu acho que os ensinamentos de Cristo devem ser lembrados no dia-a-dia, o que nada impede que haja uma data dedicada a Ele – como o próprio Natal. Tem gente que adora a festa, com Papai Noel, árvore de Natal, presentes, amigo secreto… Agora, inventaram o tal amigo roubado. Só faltava essa!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: