Crises capitalistas

Segundo noticia a imprensa do país vizinho, na Argentina, existem 12000 carros inacabados por falta de peças de reposição. Estão, portanto, estacionados no pátio das montadoras.

Esse tipo de problema é característico do sistema capitalista: se não há lucro, as indústrias que fornecem peças, podendo ser até parafusos, interrompem a produção, com reflexos na linha de montagem dos automóveis.

Isso, para os argentinos, pode ser um problema grave; com a ameaça de desemprego e a queda no acesso ao automóvel, uma exigência por conta do dinamismo da sociedade moderna. Mas, por outro lado, lembro-me de Cuba em que não existe esse problema específico, não há fabrica de automóveis.

A propósito, eu tenho um amigo que, por curiosidade,  resolveu visitar Cuba. Voltou impressionado com o que viu nas ruas: carros muito antigos, como Oldsmobile da década de 40.

É claro que nós, capitalistas sem capital, que compramos nossos carros à prestação, com seis anos para pagar, ficamos impressionados com aquelas sucatas ainda circulando por Cuba. Só não sei se, com tantas maravilhas que o mercado nos oferece, somos mais felizes que aqueles hermanos do Caribe.

Eu gosto daquela negrada de Cuba, da alegria daquele povo. Nós estamos muito americanizados, consumistas, querendo comprar tudo o que enxergamos. Eu, particularmente, estou muito triste: a minha Patroa, que já tem carro bom, quer adquirir uma chácara para me esconder por lá.

Deixe um comentário

