Nossa Santa Maria

Embora eu tenha escolhido Santa Maria para viver, não a considero uma cidade bonita. Do ponto de vista arquitetônico, acho poucos os prédios que se destacam pela beleza arquitetônica, por exemplo.

Mas o que eu acho mais feio, em Santa Maria, é resultado da falta de cuidado não só da parte do poder público mas também da população. Agora, com o calor e o tempo chuvoso, o matagal tomou  conta de praças e avenidas, as pichações estão por toda a parte, há lixo jogado em terrenos baldios, calçadas mal conservadas (onde existem) e ruas esburacadas. Esses são alguns problemas que enfeiam a cidade.

Vejam que eu não falei em falta de saneamento básico, de bueiros entupidos, de iluminação deficiente e de outras “cositas más”. Acho que tudo isso chega para demonstrar que estamos “mal na foto”, como a maioria das cidades brasileiras.

É claro que há, nisso, responsabilidade do poder público e da população. Há os que depredam o patrimônio público e privado, por exemplo, e os que nada fazem para recuperá-los. Devemos convir que a solução é difícil, precisaríamos, antes de tudo, ter uma “Cidade Educadora”. Sim, eu já vi pessoas de classe média jogando lixo em terreno baldio, com o caminhão da coleta passando em frente da casa dele.

A minha Patroa me disse o seguinte: se eu fosse prefeita, não ficaria todo o tempo sentada dentro do gabinete, sairia com uma força-tarefa para verificar, in loco,todos esses problemas buscando solução e responsabilizando pessoas. Por exemplo, diante de um terreno baldio, abandonado, sujo, cheio de lixo, saber quem é o proprietário, quem joga lixo ali e intimá-los Isso nem sempre depende de tanta verba.

Num dia desses, a minha netinha de 4 anos entrou em casa correndo e gritando: “Vovô, olha ali um coelho na rua”. Era um rato tão grande que assustava até os cachorros, passeando em plena luz do dia. Aquele roedor foi assunto para o resto do dia da minha pequena neta santa-mariense.

Deixe um comentário

