Geopolítica das religiões

As religiões e a luta por mercados, entre outros interesses, sempre estão por trás das guerras.

Atualmente, o mundo vive uma situação muito complicada devido à crise econômica e ao terrorismo.

O Estado Islâmico, que é uma espécie de califado (o califa é o sucessor de Maomé) abrange parte da Síria e do Iraque. Hoje, é combatido por cristãos, judeus e os próprios islâmicos.

O islamismo não é uma religião somente de povos árabes: os turcos são otomanos e os iranianos, persas, por exemplo.

A rivalidade entre eles acontece, principalmente, porque estão divididos entre curdos e xiitas. Aí acontecem coisas interessantes, por razões  também econômicas.

Na Arábia Saudita, maior exportadora de petróleo, predominam os sunitas da mesma forma que aconteceu com o Iraque de Sadan Hussein. A Arábia se contrapôs à invasão do Iraque, mas nada fez  para evitá-la porque é aliada dos Estados Unidos.

Em relação à Síria, que tem governo sunita, acontece a mesma coisa: a Arábia está fora. Os sunitas e xiitas, que se dividem no mundo islâmico, são, na maioria, inimigos de morte. Logo após a queda de Sadan Hussein (sunita), os xiitas “visitavam” as casas dos sunitas, retiravam as famílias para a rua e as fuzilavam.

Outro aliado dos Estados Unidos na região é o estado (religioso) judeu: Israel. O judaísmo, juntamente com o cristianismo e o islamismo são religiões monoteístas descendentes do patriarca Abraão. São, portanto, irmãos que, na maioria dos casos, se detestam e se matam.

Enquanto isso, os cristãos, como nos tempos das Cruzadas, vão enviando suas “cruzes” (caças) para bombardear o inimigo (satã). Às vezes, fico me perguntando: o que será de mim, que não oro e não luto por mais nada? A minha vida está ficando sem graça!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: