Dr. Mariano da Rocha

Quando ingressei na UFSM, como professor, o Dr. Mariano já havia falecido, mas tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente numa viagem de ônibus a Porto Alegre. A impressão que eu tive dele era de um homem muito simples e acessível.

Durante uma viagem, em linha regular da Planalto, proseava com todos que lhe estavam próximos, falando sobre política e políticos naquele tempo do regime militar.

Percebi que o grande objetivo dele era mesmo criar a Universidade. Contou detalhes da luta para concretizar esse sonho, sujeitando-se até a pagar funcionários do MEC para, após o expediente, encaminhar documentação exigida para fundar a UFSM, a primeira universidade do interior do país.

Quando o ônibus chegou a Porto Alegre, ele acenou discretamente aos que lhe acompanharam na viagem, pegou um táxi (Fusca) e seguiu em direção ao centro da cidade. Nunca mais o vi de perto, mas tive a honra de, numa passagem breve como professor, participar de sua grande obra. Foi candidato a Senador, mas não se elegeu: era muito trabalhador.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: