Profissão: jornalista

Eu tenho escrito o que penso sobre o Stédile e defendido a Reforma Agrária porque tenho este meu “chaleira preta”, um bloguezinho de poucos acessos, em que digo o que penso. Mas se eu fosse um jornalista de um desses grandes jornais, pobre de mim, já estaria desempregado.

O profissionais que trabalham nessas grandes empresas jornalísticas nem sempre podem dizer o que pensam, contrariando interesses os dos patrões. Nem na publicação de uma simples notícia, que deve observar o mito da neutralidade. Como um jornalista vai defender a Reforma Agrária se o proprietário do jornal em que trabalha é um latifundiário?

Isso não acontece só no jornal, mas na mídia, como um todo. Vejam o poderia da Globo, da Bandeirantes, da RBS, da revista Veja, entre tantos outros. Você acha que eles, politicamente, defendem a Reforma Agrária? Programas sociais? Vasculham tudo para encontrar  irregularidades praticada por algum espertalhões. Nesse aspecto, acabam contribuindo para corrigir distorções.

Deixe um comentário

