Fortunas

Nem sempre as grandes fortunas são frutos do trabalho honesto e dedicado. Com isso não  quero desmerecer as pessoas empreendedoras que obtêm sucesso nos negócios, mas  condenar a ganância desmedida de muitos desonestos contra o erário público e a economia popular que tem sido a marca dos nossos tempos.

O próprio sistema fiscal é responsável por graves distorções, principalmente devido à sobrecarga de impostos. Eu costumo dizer que a alta tributação enriquece o sonegador e empobrece o contribuinte honesto.

Nu regime militar, a palavra mais usada era subversão. O cidadão rotulado de subversivo recebia sempre uma punição: era preso, exilado, torturado, morto. Das altas esferas do poder nada transparência, nada se sabia, exceto que um general substituiria outro no poder.

Sob o silêncio da ditadura, muitos meios de comunicação, por exemplo, agigantaram-se e, hoje, detêm a hegemonia no mundo da informação, alimentando, abertamente ou nas entrelinhas, idéias golpistas ou de retrocesso político. É claro que a corrupção existia, mas os jornais preferiam publicar poemas de Camões ou elogiar as conquistas da Seleção e as construções faraônicas, enquanto se avolumava a dívida externa brasileira.

Com a democratização do país, a corrupção é investigada e se desvela, denunciando quem enriquece ilicitamente. O escândalo da Petrobrás, é sem dúvida, o maior exemplo de desvios de verbas e acúmulo de fortunas nas contas de políticos e funcionários inescrupulosos.

Enquanto isso, os trabalhadores, principalmente nos grandes centros urbanos, sofrem com um transporte coletivo caro e de péssima qualidade, roubando-lhes o tempo para o descanso e o maior convívio com os familiares. A democracia deve valorizar mais quem trabalha e ter meios legais de punir energicamente os corruptos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: