Deixemos os milicos na caserna

Nós precisamos fortalecer a democracia em nosso país, pedir golpe militar é terrorismo. Tanques nas ruas, gente presa, torturada, assassinada, desaparecida e todo tipo de arbitrariedade não queremos mais.

Nós temos instrumentos mais poderosos para promover a ordem social, a Constituição Cidadã, em que todos somos iguais perante a Lei, basta cumpri-la. Logo, se alguém for acusado de cometer algum crime, que seja julgado e condenado, caso tenha culpa.

Numa ditadura militar nada funciona assim, a primeira coisa que fazem é mexer na constituição para dar legitimidade às suas ações. Por isso, por mais frágil que seja uma democracia, será sempre melhor que um regime de exceção, das leis do mais forte.

Nosso país é muito rico em recursos naturais, despertando interesses internos e externos. Um golpe militar poderia gerar reações de grupos apoiados no exterior, porque existe aqui a Amazônia, o Pré-Sal, uma extensão enorme de terras agriculturáveis, entre tantas riquezas.

No golpe de 64, Jango não quis resistir com o 3º Exército porque não queria derramamento de sangue. E, agora, tem gente que quer?

Há coisas muito mais graves no Brasil que a crise política. O agronegócio para mim é um problemão (Os Estados Unidos são o maior produtor de soja do mundo, o Brasil, o segundo, a Argentina, neste ano, está batendo todos os recordes. Não sei aonde vão meter tanta soja).

Essa monocultura empresarial, à base agrotóxicos e transgênicos, provocou o êxodo rural, sem falar da pecuária que também está acabando com nossas florestas. “Bene curris sed extraviam” – como dizia Santo Agostinho – corres bem, mas por fora do caminho.

Neste aspecto, eu (que já estou com o pé na cova), preocupo-me com o país que vamos deixar para os nossos netinhos: natureza muda, solo empobrecido, sem água potável e sem vida. Por quem já viveu num regime militar, como eu, posso dizer que “milico bom é milico no quartel”.

Com isso, não quero fizer que apóio a corrupção e os desmandos que devem ser corrigidos com a aplicação da lei. Com rigor e isenção

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: