Forças armadas

O Brasil é um país de dimensões continentais e muito rico em recursos naturais. Logo, precisa da presença de forças armadas que sejam modernas e bem preparadas para enfrentar qualquer ameaça externa.

Em termos de equipamento bélico, o nosso país sempre foi muito dependente de potências estrangeiras. A compra recente de tanques Leopard 1A5, excedente do Exército Alemão, é uma prova disso.

Embora a  fabricante dos referidos blindados esteja se instalando em Santa Maria, há necessidade de o Brasil desenvolver tecnologia própria para alcançar sua independência quanto à produção de equipamentos para a defesa.

O povo alemão tem interesse em exportar armas, mas desaprova a transferência de know-how. O exemplo mais claro desse tipo de dificuldade talvez seja o da queda do Xá do Irã.

Naquela oportunidade, o Irã tinha a maior força aérea do Oriente Médio, com aeronaves de fabricação americana. Com a tomada do poder pelo aiatolá Khomeini, os Estados Unidos retiraram seu apoio e a força aérea iraniana ficou toda no chão sem peças de reposição.

Há necessidade de o Brasil desenvolver tecnologias em todas as áreas, inclusive da defesa, se quiser ser mesmo soberano e independente. E comprar somente o que for necessário, como fazem as demais potências militares em todo o mundo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: