Casamentos arranjados

Quando eu tinha uns cinco anos de idade, o meu pai visitou um amigo na Serra dos Vargas, que plantava trigo e amendoim. Disso eu me lembro.

Entusiasmados com a beleza das duas

crianças, o Arlindo prometeu ao meu pai a filha em casamento comigo no futuro. (Dizem que eu era bonito, meio loirinho…).Tudo certo, só restava chegar a maioridade dos noivos.

Depois, eu cresci em Cachoeira, nunca mais vi a menina e me desinteressei. Diziam que ela não era bonita, apesar de ser uma boa moça muito prendada.

Os meus casamentos somente aconteceram em Santa Maria. O primeiro foi eterno enquanto durou, dele vieram três filhos; o segundo também foi arranjado e ainda está em vigor.

Eu estava separado e tinha uma aluna cuja mãe também estava sozinha. Preocupada com a solidão da mãe, procurou logo me aproximar dela (da mãe), dizendo que me achava um cara legal.

A aluna conseguiu o seu intento, eu e a mãe dela começamos a namorar e fomos ficando, ficando… Enquanto isso, a minha ex-sogra não se agradava daquele namoro e dizia que só me chamaria de genro depois que nos casássemos.

A pressão era grande. Certo dia, os quatro filhos dela se reuniram e lhe disseram mais ou menos assim: “Mamãe, quando a senhora casou com o papai, fez bonito: foi ao altar de véu e grinalda, virgem, linda. Agora, arranjou esse professor e anda lá pelas moitas no SOCEPE e no Acampamento Batista. Que exemplo a senhora vai deixar para as netas?”

Com essa lição de moral, resolvemos nos casar, depois de 8 anos nos conhecendo. O casamento civil foi em Santiago; o religioso, em Santa Maria. Até não sei em que religião foi. Chegou lá um sujeito engravatado, com uma Bíblia na mão, fez um pequeno discurso e nos deu por casados.

Deixe um comentário

