Tuitando

Twitter é uma rede social e um servidor para microblogging, que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos, por meio do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de gerenciamento. Wikipédia

Com isso, quero dizer que são várias as fontes do nosso léxico no transcorrer dos séculos, como o latim e o grego desde a Antigüidade até os dias atuais com a chegada das línguas culturais modernas. O primeiro parágrafo do presente texto está repleto de estrangeirismos que já fazem parte do nosso cotidiano, embora ainda não estejam aportuguesados quanto à forma.

Dentro do possível, eu costumo aportuguesar essas palavras ou não as distingo no texto, colocando-as entre aspas ou grifadas, como recomendam os gramáticos. E não estou só. Os argentinos já criaram o verbo tuitar, por exemplo, como se castelhano fosse.

Eu não tuíto porque não tenho conta no Twitter, mas sei que milhões de pessoas tuítam. Eu costumo postar minhas mensagens no blogue “chaleira  preta”  e no Facebook, que já vi gente grafar feicebuqui ou coisa assim. A linguagem está cada vez mais globalizada e não há mais razões para tanta xenofobia.

Deixe um comentário

