Agosto

O mês de gosto chegou ao Rio Grande na contramão do inverno, fazendo muito calor.Hoje, ainda tem o famoso vento norte de Santa Maria, que irrita o mulherio, levantando-lhes a saia ou desarranjando-lhes o cabelo.

Era para estar frio, com geada, vento minuano, garoa ou neve, mas o mês de agosto é assim, inconstante, mal humorado, do contra. É conhecido como o mês do cachorro louco, o mês do desgosto.

Eu sou nascido em agosto, há 69 anos, na madrugada do dia 20. Era uma noite horrendamente fria, com uma garoa fina guasqueando a quincha do rancho.

Agosto também tem a fama de matar matungo velho.  Aqui em casa, Patroa já andava de orelha em pé: eu peguei uma gripe, fiquei de pêlo arrepiado e rejeitando o pasto… Para falar a verdade, já nem levantava mais.

Mas a Patroa é vaquiana nessas situações, foi-me dando uns chazinhos, fazendo umas rezas, de vez em quando, um bornal de milho e eu fui sentando pêlo de novo.Eu hão passo de um pilungo, mas pegando um bom estado até possa puxar uma pipa d’água. Mas vai depender de como se comporta o agosto daqui para frente.

Deixe um comentário

