Aviso aos credores (e seguidores)

O meu médico neurologista anda preocupado comigo, diz que estou ficando desmemoriado. Portanto se eu deixar de pagar alguma conta, não será por calote, mas por esquecimento.

Dado esse recado, o que eu escrever a partir desta data,será mero exercício de memória (de longo prazo). Na cidade, em Cachoeira, eu comecei a estudar no Grupo Escolar “David Barcelos”, hoje Escola Estadual.

Lá, eu comecei meus estudos na terceira série primária, com a professora Armida Ilha Barcelos, de quem lembro com saudade e admiração. Era uma mãezona e, certa vez, como gratidão, ofereci-lhe favos de mel, levados cuidadosamente de casa no interior.

Aquele foi um ano importante na minha história de vida e do Rio Grande. Atravessei, perigosamente, a enchente na canoa de um maluco e o Brizola venceu a eleição para governador.

Eu estudava na terceira sala à esquerda de quem entra na escola. No ano passado, estive lá e me sentei no mesmo lugar dos meus tempos de aluno. Lembro-me de que diziam que eu tinha orelha grande, mas era inteligente.

Mas fiz fiasco. No recreio do primeiro dia de aula, estava com muita vontade de mijar, mas tinha vergonha de fazer isso na presença dos colegas por causa da minha fimose. Então, resolvi usar o vaso e, quando puxei o corão da descarga, preocupado perguntei ao Ângelo coma fazer para parar aquele aguaceiro.

(Lá em casa só existia a patente, aliás um termo de origem nobre, importado do British English).

Em casa, no dia-a-dia, não tenho sentido muita falta de memória: às vezes, esqueço o nome da Patroa e vou fazendo a substituição lexical, nominal, com “minha princesa”, “minha vida”, “meu amor”…

Ou Patroa mesmo que é quem manda.

Deixe um comentário

