Respondendo aos amigos

Quem me acompanha pelo meu blogue e o Facebook sabe que eu sempre votei no PT e defendo o governo Dilma. Então me fizeram a seguinte pergunta:

“Por que mudei, apoiando o candidato do PDT para Prefeito de Santa Maria na próxima eleição?

Eu poderia citar muitas razões para o meu apoio a Marcelo Zappe Bisogno, meu amigo no Facebook, mas a principal tem a ver com a esperança de ele priorizar a Educação no seu governo, como Brizola, Darcy Ribeiro, Cristóvão Buarque, entre outros nomes ilustres do partido.

Como sabemos, os municípios são responsáveis pelo Ensino Fundamental, que deve receber o maior incentivo dos governos, tarefa difícil, com a escassez dos recursos financeiros. Mas deve haver mais vontade política também.

Em Santa Maria, eu tive a oportunidade de lecionar em todos os níveis de ensino, em escolas públicas, e as municipais eram as que apresentavam maior precariedade. Problemas de infra-estrutura e poucos recursos didáticos, entre outros.

As escolas precisam melhorar muito, abrindo-se para a comunidade e exigindo a presença dos pais dos alunos, por exemplo. Não é possível que a Prefeitura construa um prédio novo ou faça uma reforma e deixe-o entregue ao vandalismo ou ao desleixo.

Dói-me, na alma, ver uma escola mal cuidada, como se ela não fosse um prolongamento do lar, em que passamos boa parte da própria vida. Temos que criar essa cultura de zelar pelo o que é nosso.

É claro que também se torna necessário, em muitos casos, educar o educador. Muitos acham que o único compromisso do professor é “dar” aulas.

Sem investimento em Educação não chegaremos a lugar nenhum, e ela começa no nosso município de acordo com as nossas circunstâncias. É por aí que nos educamos para viver em sociedade.

Deixe um comentário

