Desfile Farroupilha

A discussão do momento, em Santa Maria, é saber se os CTGs vão desfilar a cavalo no dia 20 de Setembro, no fechamento a Semana Farroupilha.

Eu penso que o gaúcho, “Centauro dos Pampas” é inseparável do cavalo. A pé o índio velho não é nada, tudo o que conquistou foi a ponta de lança e a patas de cavalo.

E não é só coisa antiga. Eu conheci um campeiro lá fora que não sabia andar a pé, passava o dia inteiro no lombo do cavalo. Isso ainda faz parte das lides do campo.

Eu também sei que há gaúchos da cidade que têm cavalos bem cuidados para desfilar garbosos no dia 20. Esses gaúchos querem mostrar, com orgulho, as tradições do pago à criançada, principalmente.

Eu não tenho um palmo de terra onde cair morto, mas gosto do cheiro de cavalo desde o tempo de  peão. Esses bichos são os nossos grandes amigos.

O Anacleto, lá na Serra dos Vargas, nos fins-de-semana ia para o bolicho e “enchia a cara” de cachaça, Enquanto isso, o cavalo ficava esperando, pacientemente, para levá-lo para casa. Era só montar, o animal sabia o cominho pelo meio daqueles cerros até de noite.

Como dizia a minha mãe, do alto da sua experiência, desfile de gaúcho a pé fica sem graça: “é o mesmo que beijar homem sem bigode”.

Deixe um comentário

