Refugiados

refugiados09

A situação dos refugiados da guerra na Síria é tão caótica e complexa quanto os motivos geopolíticos e religiosos dos conflitos que ocorrem naquele país. A situação e a oposição ao governo colocam em choque sunitas, xiitas, curdos e estrangeiros, além do Estado Islâmico.

Essa divisão do mundo islâmico em xiitas e sunitas está na raiz do conflito. O governo de Assad é xiita e recebe apoio do Irã e da Rússia principalmente. Já a oposição é apoiada pelos Estados Unidos, Inglaterra e outros países aliados.

O Estado Islâmico, de maioria sunita jehadista (braço extremista que combate os infiéis e os apóstatas), quer criar um califado, incluindo parte do território do Iraque e da própria Síria, governado por leis do islã. Atualmente, a Síria é ocupada, em parte, por xiitas, sunitas, sunitas  jehadistas (Estado Islâmico) e curdos.

Os refugiados da Síria estavam sob fogo cruzado no seu país de origem, sendo forçados a emigrar sob pena de serem assassinados como apóstatas, infiéis ou estrangeiros. As tentativas de chegarem à Europa têm sido marcadas por catástrofes que comovem o mundo.

Os países da Europa Ocidental, destino de milhares de refugiados, precisam fazer uma mea culpa. Apoiaram os Estados Unidos e os xiitas  na guerra do Iraque, derrotando Saddam Hussein (sunita), levando-o à forca.

Os requintes de crueldade, como degolas praticadas pelo Estado Islâmico contra jornalistas estrangeiros e o desespero de refugiados que tentam chegar à Europa, devem-se também à participação de países cristãos ocidentais no conflito.

As grandes potências militares como os Estados Unidos e a Rússia estão em lados opostos, como costuma acontecer, fornecendo armas aos beligerantes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: