Ecletismo religioso

O Brasil, de acordo com a Constituição, é um Estado laico, mas com maior presença da Igreja Católica Apostólica, de confissão cristã, trazida pelos nossos colonizadores, Hoje, somos o maior país católico do mundo.

Na prática, no entanto, se analisarmos o que se publica nas redes sociais e como as pessoas se comportam em relação à fé, verificamos que há um verdadeiro ecletismo religioso. A Igreja Católica é   mãe todas as outras igrejas cristãs, por isso é natural  que exista alguma ritualística comum, como na administração dos sacramentos tais como o casamento e o batismo.

Eu sou de origem católica, mas já freqüentei terreiros de umbanda. Mas não estou sozinho nessa prática. Ontem mesmo, encontrei uma senhora, católica praticante, que me disse estar indo a um Centro Espírita em busca de ajuda para curar um câncer.

Certa vez, eu procurei um preto-velho em busca de ajuda espiritual. Fui recebido por um velhinho, fumado um charuto, que balbuciou algumas palavras que não compreendi e me fez cruz nas costas com o polegar. Foi um sinal cristão.

Saí de lá impressionado com a simplicidade e a bondade daquele Pai de Santo, querendo me ajudar a troco de nada (não me lembro, mas parece que lhe ofertei um pouco de cachaça).  A religião é vivida assim no Brasil: preces católicas, evangélicas, espíritas, umbandistas e até orientais fazem parte do mesmo imaginário religioso.

Deixe um comentário

