Língua não se ensina, aprende-se

Uma criança de três anos de idade já faz  uma análise sintática perfeita quando pede: “Mamãe, quero água”. Trata-se de um período simples, em que o termo “mamãe” e o vocativo (separado por vírgula), (eu), sujeito simples, “quero água”, predicado verbal e “água”, objeto direto.

Como a criança aprendeu essa gramática prática? Através do convívio com os falantes da língua, na interação social.

Mas eu não estou sendo original ao dizer isso, nem Chomsky, famoso lingüista  estruturalista americano, que afirmava: “nós já nascemos programados para falar uma  língua”. É por isso que   uma criança aprende chinês, na China, com a mesma idade que outra aprende português no Brasil.

De acordo com esse mentalismo, Chomsky praticamente repetiu o que havia afirmado Wilhelm von Humboldt: “Nós não podemos ensinar uma língua, nós só podemos criar condições para que ela seja aprendida”. (Em alemão: Die Sprache lässt sich nicht eigentlich lehren sonder nur in Gemüthe wecken).

Diante disso, podemos concluir que, para o aluno aprender a modalidade culta da língua, ele precisa conviver com a leitura e a escrita. Isso vale também para o da ortografia que, em nossa língua é complicada pelo seu aspecto etimológico: a escrita  é conservadora, depende da origem da palavra. É por isso que temos formas heterógrafas-homófonas: sessão, seção, cessão, herdadas do latim. Como proceder então? Ortografia o aluno deve “beber” nos livros, nos jornais, nas revistas, nos manuais, etc, vendo palavras escritas, letras, acentinhos, hifens, pontos e vírgulas…

Cremos que é por aí o caminho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: