Sputnik

Cientistas encontram novos depósitos de oxigênio

© Sputnik/ Alexander Liskin
CIÊNCIA E TECNOLOGIA

11:22 13.02.2016(atualizado 11:23 13.02.2016) URL curta
254162280

As mudanças na estrutura molecular do minério de ferro no núcleo da Terra podem significar que a Terra tem uma camada de oxigênio líquido, que contém 10 vezes mais oxigênio do que toda a atmosfera.

Uma equipe de geofísicos russos e alemães descobriram uma nova camada no núcleo da Terra, que se acredita que seja composto por oxigênio líquido.

Enquanto o oxigénio geralmente continua sendo um gás com temperaturas elevadas, o seu ponto de ebulição sobe em ambientes de alta pressão. Os investigadores fizeram a descoberta colocando amostras de minério de ferro em um dispositivo de aquecimento a laser numa câmara de alta pressão, que mostrou que os óxidos de ferro que estão alegadamente no centro da Terra emitem oxigênio.

«A quantidade do oxigénio produzido pela formação de Fe5Opode ser 8-10 vezes maior do que a massa do oxigénio na atmosfera moderna,” de acordo com o artigo que foi publicado com base na pesquisa.

De acordo com os pesquisadores, o oxigênio líquido na maioria das vezes escorre dos depósitos de minério de ferro submarinos para o núcleo da Terra através de fendas continentais.

Permanece desconhecido o que acontece com o oxigênio líquido, se ele reage com o manto circundante ou sobe para as camadas mais altas. A influência do oxigénio líquido na atmosfera da Terra e clima também permanece desconhecida.

Leia mais: http://br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia/20160213/3571322/cientistas-encontram-novos-depositos-de-oxigenio.html#ixzz40Fn8cAXP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: