Comunista e ateu?

 

Devido aos meus posicionamentos políticos e às minhas dificuldades com a fé religiosa, muitas pessoas me perguntam se sou comunista e ateu. A pergunta até é coerente, mas eu não gosto de rótulos e, sinceramente, não sei o que sou, nem capitalista sem capital me considero.

Gosto das idéias de Marx, mas essa consciência proletária adquiri antes de conhecer Das Kapital traduzido, é claro. Eu e o meu pai trabalhávamos de sol a sol na lavoura de arroz enquanto o patrão lavava o saco na água salgada do mar (praia).

Não sou ateu, não tenho como negar (nem provar!) a existência de Deus. Portanto eu costumo atribuir os meus sofrimentos e fracassos aos meus próprios erros. Errare humanam est.

Acho que o mundo não precisa de tantos homens santos ou ateus, mas de uma sociedade mais humanizada, mais solidária, mais fraterna.

Deixe um comentário

