Sputnik

TOP-100 dos avanços científicos russos de 2015

© AFP 2016/ JOE KLAMAR
CIÊNCIA E TECNOLOGIA

06:53 27.04.2016URL curta
41076151

Os maiores avanços científicos da Rússia do ano 2015 foram ontem tornados públicos. A publicação coincidiu com o Dia Internacional da Propriedade Intelectual, comemorado anualmente desde 2001.

Foi publicada ontem (26) no portal do Instituto Federal da Propriedade Intelectual Industrial  da Rússia (FIPS, na sigla em russo) a lista das melhores invenções dos cientistas russos no ano passado.

A lista contém 92 inovações, que, a serem introduzidas na economia, podem contribuir significativamente para o desenvolvimento de tais setores como a indústria metalúrgica, química orgânica, engenharia mecânica e elétrica, mineração e construção, energia, segurança da informação, bioquímica, ciência veterinária, transportes, medicina, assim como agricultura e indústria alimentar. Oito projetos não foram revelados, o que pode significar o seu caráter estratégico ou sensível.

Painel de apresentação do GLONASS
© SPUTNIK/ MAKSIM BOGODVID

A análise dos projetos científicos é realizada anualmente desde 2007 pela Agência Federal da Propriedade Intelectual da Rússia (Rospatent), em colaboração com o FIPS, resultando na elaboração de uma lista dos 100 melhores know-how do país. Os analistas do instituto estudam durante um ano as invenções apresentadas, escolhendo as mais promissoras a serem premiadas.

O Dia Internacional da Propriedade Intelectual, comemorado anualmente no 26 de abril desde 2001 – foi uma iniciativa da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), entidade integrante das Nações Unidas, com sede em Genebra (Suíça). As comemorações são dedicadas a temas específicos, com vista a chamar a atenção da comunidade internacional aos desafios mais prementes  da organização. “O Futuro da cultura na era digital” é o tema promovido pela organização neste ano.

Leia mais: http://br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia/20160427/4324047/100-know-how-russos-2015.html#ixzz47Ewc4v5U

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: