Museu Olímpico de LausanneCOI: ‘gostosa’ e ‘bundão’ são palavras essenciais para quem viaja ao Rio © Sputnik/ Elena Sobol
SOCIEDADE
07:36 30.06.2016URL curta
Tema: Rio 2016 (79)
835704
Quem visitar a exposição no Museu Olímpico de Lausanne terá a oportunidade de conhecer entre outras coisas o “carioquês”, assim como praticá-lo, tentando imitar o sotaque carioca, escreve o Estadão.

Centro Olímpico de Tênis para os Jogos Rio 2016
CIDADE OLÍMPICA/PCRJ
Opinião: Impeachment durante as Olimpíadas pode provocar manifestações e confrontos
A tela eletrônica, que faz parte da exposição dedicada ao maior evento esportivo do mundo a ocorrer em agosto próximo no Rio, traz em torno de dez palavras, que, ao que parece, são consideradas pelos organizadores da mostra essenciais para quem viajar a capital carioca. Entre estas, estão as palavras “Copacabana”, “Botafogo”, e “muvuca”, mas ainda “gostosa” e “bundão”, revelaram jornalistas brasileiros da ediçaõ paulista Estadão. As palavras, que aparecem na tela do aparelho, trazem a explicação em francês do significado da palavra.
“Literalmente, bunda grande”, explica o professor digital de carioquês.

Qualquer visitante da exposição pode aproveitar ainda a oportunidade para praticar o sotaque do Rio, usando microfone, e a máquina avalia se pronuncia o termo apreendido corretamente.

Procurado por jornalistas, o serviço da Comunicação do COI não respondeu sobre o motivo da inclusão dos termos, assim como sobre a autoria da iniciativa. Já a gerente de Relações Públicas do Museu admitiu que não sabia o significado nem a conotação das palavras.

Equipe de natação é uma das maiores esperanças do Brasil nas Paralimpíadas do Rio
RENATO SETTE CAMARA / PREFEITURA DO RIO
Paratletas de ouro se preparam para brilhar no Rio de Janeiro
A exposição, que tem o nome Destination Rio, foi aberta em fevereiro e funcionará até setembro. Além deste objeto de arte estranho, a mostra criada num dos edifícios mais visitados da Suíça, apresenta aos estrangeiros o país-sede dos Jogos Olímpicos, com música, arte e culturas regionais.
O Ministério do Turismo brasileiro está realizando desde o ano passado uma campanha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, focada nos turistas que viajarão ao Rio. Na semana passada o Vaticano lançou uma iniciativa similar, alertando turistas que irão para a Olimpíada para que não paguem por serviços sexuais de meninas, que podem estar envolvidas no tráfi

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: